Quando a pressão social produz insatisfação e as pessoas vivenciam caos disfarçado de dia-a-dia, ocorre o fenômeno Surto.
Sociedade
Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum. Na realidade é bem diferente.
Jeowan nasceu num mundo cruel, em um hospital publico no Brasil. Morou a infancia inteira num barraco. O Pai dele batia em sua mãe quando bebia e usava drogas, o que acontecia quase todos os dias.
Jeowan vivia numa sociedade complicada, violenta e sem oportunidade alguma. Sua infancia oscilava entre fome, miseria e felicidade, pois toda criança tem felicidade no coração, mesmo que raramente.
Quando tinha 7 anos, o pai foi assassinado, e sua mãe começou a nomorar outra pessoa, que pelo menos brincava com Jeowan ao inves de bater.
Ao chegar na adolescencia o simples garoto, agora pensava coisas diferentes. Na escola não estudava muito, por que sabia que nada daquilo iria o ajudar no futuro. Jeowan começou a ter um sentimento de revolta, pois não entendia as injustiças do mundo.
“Porque eu tenho pouco e alguns tem muito? Porque existem pessoas passando fome e algumas disperdiçando oque tem?”
Na escola Jeowan só era bom nas redações.
O tempo foi passando e em fim chegou a maioridade. Para Jeowan a diferença era que agora poderia ser preso, por aqueles corruptos violentos fardados como policiais.
Após presenciar inumeras vezes a fúria e a ignorancia do homem, o jovem adulto começou conversar com os moradores da favela de porta em porta, perguntando se estavam felizes com a vida nessa sociedade. Depois de reunir um conjunto de leis, melhorias, reclamações e sugestões, foi conversar com os lideres do trafico e da milicia.
Eles entraram num consenso e aceitaram. Jeowan então reuniu um grupo de jovens, tirou cópias do documento e espalhou pela favela. Pela primeira vez estavam todos satisfeitos naquela pequena sociedade.
Jeowan pensou: “Se conseguimos criar um convivio melhor aqui onde os animais governam, será mais fácil nas cidades”.
Decepção
Jeowan marcou um horario na prefeitura municipal da cidade, mas sua conversa não deu frutos. Os funcionarios publicos não queriam ouvir as historias da favela de Jeowan e nem suas ideias para melhorar a cidade, eles já ganhavam pouco demais para perder tempo com um desconhecido, e o prefeito não estava presente.
Como de custume a criminalidade na cidade aumentava e ocorreram sucessivas tragédias. Os jornais estavam sempre presentes nas redondezas, numa reportagem ao vivo Jeowan aproveitou para aparecer na midia.
“Isso acontece sempre, por que ninguem faz nada ao inves de culpar os politicos, seus froxos!” “E vocês da TV, só querem ganhar audiencia com a desgraça alheia!”
Passaram-se alguns anos e Jeowan ficou em casa escrevendo e compondo músicas, absorvendo toda energia ruim do que acontecia ao seu redor. Ele sabia que era diferente das outras pessoas e que sentia mais. Um certo dia ele juntou algumas coisas na mochila e saiu de casa falando a sua mãe:
“Mãe, todos estão loucos, ou será que sou eu. Não consigo viver vendo isso tudo, eu te amo, mas agora vou partir.”
Jeowan foi ao centro da cidade, conseguiu um emprego de meio periodo e alugou uma kitnet para morar. Na primeira semana pensou em pixar os predios dos orgãos municipais, estaduais, federais e os bancos. Mas desisitu da ideia pois sabia que vandalismo não adiantaria nada.
Decepcionado com a sociedade urbana e sua politica, Jeowan começou a andar nos onibus cantando suas musicas de reggae brasileiro, alertando as pessoas dos problemas sociais e da importancia da conscientização. Também entregava nos onibus pamfletos sobre uma reunião aos sabados.
Pouco a pouco começaram a aparecer pessoas interessadas, as reuniões aconteciam num galpão emprestado por um rapaz que Jeowan conheceu na cidade, no qual guardava instrumentos musicais sem uso.
Nas reuniões eles conversavam sobre história, sobre as cidades, os problemas populares, sobre religiao e varias outras coisas. Sempre registravam algumas ideias e frases.
A passar do tempo Jeowan e seu conhecido, que agora era um amigo, formaram uma banda e tocavam no galpão após as reunioes. Eles ficaram conhecidos na cidade e comecaram a tocar em alguns lugares.
Jeowan começou a organizar protestos e abaixo assinados contendo exigências da população contra injustiças e pedindo novas leis. O movimento guanhava mais adeptos a cada semana, embalados com as musicas de reggae e popular brasileira que Jeowan e seus amigos faziam.
Consciência Ativa
Começou então a semana da Consciência Ativa, promovida por Jeowan, sua banda, alguns colaboradores, e todos que quisessem participar. Toda ajuda era bem vinda.
Jeowan chamou todas as bandas da cidade que tocavam na praça do centro, e pessoas recolhiam sacos de alimento para fazer uma grande doação as comunidades carentes e necessitados. Ao final das apresentações assumiam o microfone alguns palestrantes para conversar com o publico, entre eles, sociologos, professores, musicos, escritores, estudiosos, entre outros. Depois disso foram dadas as instruncões para o começo dos protestos.
Nessa semana ocorreram protestos todos os dias em varios lugares diferentes, com carros de som e passeatas. A semana da consiencia ativa atraiu tantas pessoas que no estado inteiro fizeram protestos e teve repercusão na midia a nivel nacional.
Depois dessa semana, Jeowan foi reconhecido pelo seu trabalho musical e social, o galpao que antes abrigava as reunioes, já não dava conta da multidão, sendo necessario alugarem um lugar maior com ajuda dos interessados.
A semana da consciencia ativa foi muito bem vista e veiculada atraves da internet e midias, e os resultados começaram a aparecer aos poucos.
Jeowan foi fazendo contatos nas cidades de todos os estados brasileiros, e organizando a Semana Nacional da Consciência Ativa. Demorou muitos meses para projetar tudo, principalmente porque era um movimento popular, sem ajuda governamental. A conscientização popular era uma tarefa dificil, mas aos poucos foram entendendo que o povo tem o poder para escolher o que é melhor para todos, e não os ganânciosos e corruptos.
Depois de quase um ano de trabalho foi chegando o dia da abertura da semana, Jeowan rezou a noite e ligou para sua mãe.
Jeowan: “Mãe, está tudo bem? Você viu no jornal o que nós conseguimos?”
Mãe: “Eu vi meu filho, eu te amo muito e tenho muito orgulho de você.” “Se cuide porfavor. Deus estará com você.”
Conquista Nacional
Chegou o dia esperado, e todos estavam preparados. Em todo os estados aconteciam a Semana Nacional da Consciência Ativa, e muitos intelectuais, profissionais, artistas e a população estavam reunidos em um só proposito, protestar e expor seus sentimentos e pensamentos sobre a triste realidade da sociedade.
Todas as raças e religiões participaram, exeto algumas, assim como as classe sociais, o povo em massa participou, menos certos ricos, politicos e empresarios.
Tudo foi televisionado e no mundo inteiro viram o que acontecia no Brasil. Em alguns lugares a policia tentou reprimir e agredir os protestantes, mas alguem pegava o microfone e dizia: “Nós não queremos violência, este é um movimento pacífico. Conhecemos nossos direitos!” “Vocês não tem vergonha de sí mesmos! Por que não se unem a nós!”
E como tudo era filmado, os policiais eram quem se reprimiam, e paravam suas tentativas, pois era impossivel conter um numero tão grande de manifestantes.
Nessa semana declararam folga obrigatória.
Vários abaixo assinados e pedidos foram registrados nessa semana, o mundo nunca vira antes tamanha manifestação em um unico país, foi então que no final da semana o presidente fez um discurso em rede nacional.
“Acalmem-se povo brasileiro. Eu peço que não haja outra semana como esta e que hoje todos vão para suas casas, nós vamos resolver os problemas e atender suas exigencias.”
Então chamaram ligaram para o celular de Jeowan.
“Jeowan, vamos botar você numa video conferencia com o presidente, para aparecer agora em rede nacional.”
Levaram-no a uma emissora de radio e TV mais proxima que havia, com a colaboração dos tecnicos e trabalhadores, conectaram a transmissão e comunicaram ao presidente que começaria a video conferencia. Tambem comunicaram aos assessores do presidente que ninguem poderia ser preso o lesado, e que se algo acontecece ao rapaz, outros levariam adiante as próximas manifestações.
Jeowan: “Boa tarde.”
Presidente: “Você é o porta-voz desse grande movimento?”
Jeowan: “Sou um jovem brasileiro forjado pela triste realidade social do nosso país senhor. Sim, sou eu.”
Presidente: “Eu lhe peço para que interrompa a Semana da Consciência Ativa, pois iremos analisar a melhor maneira de atender todos os pedidos e criar leis, dou minha palavra de que haverá mudança, mas o país não pode ficar praticamente inoperante durante uma semana.”
Jeowan: “Senhor presidente, eu confio em sau palavra, mas eu sei que o senhor trabalha num sistema, num covil, e que sozinho não fará as mudanças que precisamos. Você não acha injusto um pequeno grupo decidir pelo povo inteiro, mesmo que os votos sejam concretos, o povo não sabe em quem votar, e não sabem se os puros seram corrompidos.”
Presidente: “Além de todas exigências, o que vocês querem?
Jeowan: “O Brasil é um país muito rico, muito produtivo em todas as areas, porque existe miséria então? Nós faremos a politica agora, nós determinaremos a distribuição de renda, e todos vão saber onde o dinheiro está, pois a transparencia pública não deixa a mostra a corrupção que predomina no cenário politico brasileiro.”
“Nós vamos instituir governates populares e grupos responsaveis pela administração, vamos descentralizar o poder e ninguem ganhará um salário absurdo por trabalhar pelo povo. Uma porcentagem da produção alimenticia do país será destinada a orgãos que faram sua distribuição entre os famintos. Todas empresas teram que contribuir com uma pequena taxa destinada aos necessecitados. E todos teram direito a cursos profissionalizantes gratuitos, e as crianças teram educação de qualidade.
“Os impostos seram diminuidos, e haverá fiscalização em todo procedimento de repasse financeiro, e tudo será divulgado.”
O presidente ficou apenas olhando estupefado, todos que asistiam TV nas ruas e em suas casas, gritaram e comemoraram euforicamente. Parecia uma festa nas ruas, até que militares foram surgindo nas ruas e apontando suas armas para as pessoas, carros blindados e helicopteros policiais surgiram onde só haviam helicopteros de filmagem.
Após alguns minutos de medo e panico, Jeowan disse:
Jeowan: “Calma! Todos estão instruidos de que este é um movimento pacífico! Vocês vão fazer o que, matar toda população brasileira e fazer uma nova ditadura militar?”
“Presidente porfavor, diga para os militares sairem das ruas, se tem amor pelo teu povo.”
O presidente então ordenou em rede nacional para os militares desocupassem as ruas, e vendo que nada tinha a fazer disse a Jeowan para que reunisse seus grupos administrativos e governantes para comparecer em brasília.
O mundo inteiro não acreditou no que via nos jornais, e o Brasil teve esse dia marcado na história como dia da libertação.
Mundo Novo
Alguns países menores seguiram o exemplo do Brasil e conseguiram proclamar o dia da libertação política. Vários países não tiveram exito e muitas pessoas morreram nos protestos. De certo houve uma mudança no mundo inteiro, até nos países mais ricos várias leis e procedimentos foram adotados para uma politica aberta ao povo e com mais direitos. O mundo aderiu a chamada Política Popular, que realmente cuidava da necessidade do povo como um todo e divulgava todos os dados internos.
As nações começaram a se ajudar mais entre sí, a meta mundial era promover o direito básico de viver bem a todas as pessoas, em todos os países. As diferenças raciais, economicas, culturais e religiosas foram sendo esquecidas e o homem se espiritualizou mais, pois todos de certa forma contribuiam para a evolução real do homem na Terra.
O ser humano aprendeu que a caridade e o amor ao próximo são a fonte para a felicidade e o desenvolvimento. Surgiram novas ideias administrativas e economicas, onde a ideia de lucrar como egoistas, foi substituida por pensamentos sustentaveis e de beneficio geral.
O mundo focou sua preocupação com o meio ambiente mudando vários procedimentos de produção e atitudes.
Jeowan comprou uma casa para sua mãe num lugar bem tranquilo. Em fim ficou feliz por ver que o homem se uniu através do amor, que era mais forte que qualquer crença, pensamento ou religião, e trabalhou nesse grande projeto pelo resto de sua vida.
Notas do Autor
Eu gostaria muito que tudo fosse tão simples assim e que as pessoas se unissem de alguma forma. Uma coisa é certa, nós temos o poder, cada um de nós, além de sermos a maioria, cada um tem Deus dentro de sí.
Se o povo se unisse contra esse sistema social que nos escraviza, que mata nossos parentes através da criminalidade, da fome e da miséria, viveriamos muito melhor. Quando digo parentes, me refiro a nossa família sim, e a todos nossos irmãos e todas as nações do mundo que presenciam problemas sociais somente por uma causa: Ganância.
Este conto é a minha visão, o meu sonho para um mundo melhor.
Eu sei que isso não acontecerá e que o governo mundial detêm o poder nas mãos dos ganâncios, egoistas e corruptos.
Para mudar o mundo, precisamos primeiro fazer a mudança em nosso interior. Se todo homem na Terra criasse dentro de sí o minimo sentimento de amor ao próximo, tudo seria melhor.
Espero que nossa evolução não tarde a chegar, pois quanto mais o tempo passa, mais pessoas sofrem e morrem.
Obrigado por ler este simples conto, escrito de qualquer jeito, por um rapaz tão novo. Só espero que traga reflexão e desperte o sentimento de justiça e amor em quem o ler.
Luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário